top of page

Mapeamento com Drone

Foto do escritor: Luft PlanLuft Plan

O mapeamento com Drone proporciona um potencial incrível. Com ele é possível realizar levantamentos topográficos com a mesma qualidade e até mesmo maior precisão que os levantamentos realizados pelos métodos tradicionais, mas com uma diferença esmagadora no tempo, sendo MUITO menor. Isso reduz a carga de trabalho do profissional em campo e por consequência os custos para o cliente final.


Oque é o mapeamento com Drone?


O mapeamento com Drone refere-se ao uso de um Drone / VANT (Veículo aéreo não tripulado) equipados com sensores ou câmeras para capturar dados em voo. Em um mapeamento com Drone com o uso de câmeras, a área de interesse (terreno, plantação, edificação…) é fotografada diversas vezes de diversos ângulos diferentes e com sobreposição nas margens das imagens, cada imagem também armazena dados como coordenadas geográficas, altura do Drone e diversas outras informações no momento do disparo.


A Fotogrametria combina imagens que contem um mesmo ponto em comum, fotografado de diversos ângulos e posições para gerar uma imagem combinada, com resolução e detalhamento muito maior, proporcionando a visualização em 2D e 3D.

A partir desses dados, um software de processamento para fotogrametria consegue gerar ortomosaicos e ortofotos georreferenciados, modelos de elevação e até mesmo modelos 3D da área de projeto. Tais mapas podem ser utilizados para que se extraia centenas de informações, tais como medições extremamente precisas e medições de volumes.


 

Quais os benefícios do uso de Drones no levantamento em campo?


  • Reduzir o tempo de execução do serviço em campo e seus custos

Realizar um levantamento topográfico com Drone é mais de 12x mais rápido do que o levantamento convencional realizado em solo com equipamentos como estação total, teodolito, etc. Sendo assim, um profissional em Agrimensura demanda de muito menos tempo no local e obtêm uma quantidade de pontos de interesse muito maior, sem contar a redução de chances de erro por “esquecer” de levantar um ponto específico. Uma vez realizado o mapeamento com Drone e pós-processada a fotogrametria, TODAS as informações relevantes daquela área estão lá, disponíveis para o profissional de topografia.


  • Fornece com precisão uma quantidade imensa de informações

Estações totais e até mesmo GPS como RTK e PPK fornecem apenas a medição de pontos individuais, Enquanto o mapeamento com Drone produz milhares, geralmente até milhões de medições, os quais podem ser representados apresentados de diversas maneiras, como: Ortofoto ou Ortomosaico Nuvem de pontos ou Point Cloud Modelo digital de Superfície (MDS) Modelo Digital de Terreno (MDT) Curvas de Nível… E uma infinidade de outros produtos. Cada píxel de uma imagem mapeada de um modelo 3D contém informações geográficas atribuídas a ele.


  • Proporciona o mapeamento de áreas inacessíveis.

No mapeamento aéreo com Drone, é possível decolar e voar até praticamente qualquer lugar. Com isso, o profissional que irá realizar a medição não está limitado a mapear exclusivamente áreas acessíveis a ele e seus equipamentos em solo, oque também limita os riscos de expor esse profissional a áreas perigosas e de acesso complicado como terrenos muito acidentados, grandes aclives e declives, buracos ocultos no terreno e os desagradáveis, porém frequentes encontros com animais peçonhentos.


 

Por que optar pelo mapeamento com Drone?


  • Topografia e cartografia

Os mapeamentos com Drone na topografia geram ortomosaicos/ortofotos de altíssima resolução e modelos 3D extremamente detalhados dos mais diversos tipos de áreas. Eles permitem assim que mapas cadastrais de alta precisão sejam produzidos de forma rápida e eficaz, mesmo em ambientes complexos ou de difícil acesso. Os agrimensores e profissionais de Topografia também podem extrair características das imagens, tais como Muros e divisas, calçadas, marcadores de estradas, hidrantes, boca de lobo, postes e uma infinidade de outros detalhes. Depois de realizado o levantamento em campo e o pós-processamento dos dados no escritório pelos métodos de Fotogrametria, essas imagens produzem modelos de elevação, curvas de nível, nuvem de pontos (point cloud), malhas de superfície e até reconstruções de modelos em 3D de terreno e construções.e o melhor de tudo, com precisão centimétrica ou até mesmo milimétrica dependendo da finalidade do projeto. Esses dados fornecem uma base para modelos topográficos do local para os setores de engenharia e arquitetura, propiciando uma análise e estudos de pré-construção ou reforma. Os produtos gerados podem ser facilmente integrados com softwares CAD ou BIM, esse é um ponto-chave da integração que a LuftPlan oferece aos seus clientes. Tecnologia e precisão que se complementam no desenvolvimento do seu projeto.

  • Medições precisas

Ortofotos e Ortomosaicos de altíssima resolução permitem ao Agrimensor ou o profissional de topografia, realizar medições com precisão e acurácia.

A realização de um levantamento topográfico com Drone demonstra diversas vantagens sobre os métodos tradicionais de topografia realizados com equipamentos em solo, mas uma das principais é a precisão das medições, capazes de fornecer uma margem de erro quase desprezível, na casa dos milímetros (dependendo da finalidade para qual o levantamento foi realizado).

  • Medições Volumétricas

Com o mapeamento com Drone realizado para obter um mapeamento 3D, é possível extrair medições volumétricas dessas mesmas imagens. Esse método é consideravelmente mais rápido, eficaz e com menores custos se comparado a métodos tradicionais de medições.


Com o uso de Drone, o agrimensor captura milhões de pontos com dados topográficos e geoespaciais, resultando em medições de volumes mais precisas, podendo chegar à casa dos milímetros e oferecer medição volumétrica para calcular estoques de pilhas em mineradoras, pedreiras, portos, refinarias e até mesmo materiais da construção civil, como pilhas de areia, pedras, terra e muito mais, podendo ser usado para fins de inventário ou monitoramento.

O mapeamento com Drone também propicia ao agrimensor mais agilidade e eficiência na obtenção de dados, sem mencionar o aumento expressivo na segurança do profissional, que se utilizando desse método não tem a necessidade de ficar subindo e descendo nessas pilhas para posicionar os equipamentos.


  • Planejamento Urbano

Com o desenvolvimento de áreas urbanas cada vez mais densas e complexas, é exigido um planejamento muito mais detalhado e preciso, portanto, uma coleta de dados com essa finalidade tendia a ter altos custos e longos prazos. Felizmente com a integração dos Drones para realizar esse levantamento, isso não é mais uma realidade. Pode se coletar grandes quantidades de dados totalmente atualizados e em um curtíssimo período de tempo, utilizando um menor número de funcionários em campo e com isso diminuindo significativamente os custos desse serviço.

Graças aos modelos 3D edificações podem ser facilmente sobrepostas ao ambiente, dando aos Engenheiros, Arquitetos e até mesmo ao cliente final uma perspectiva de imersão em um projeto de desenvolvimento.


 

Quais os diferentes tipos de produtos você pode obter do mapeamento com Drone?


Isso normalmente depende da finalidade para qual o levantamento será realizado. Diferentes finalidades exigem diferentes usos de equipamentos, como diferentes Drones com diferentes sensores e câmeras embarcados. Diferentes tipos de equipamentos de apoio em solo, como o uso de pontos de controle e GPS RTK. Diferentes planejamentos de execução do voo para captura dos dados, e até mesmo diferentes formas de pós-processamento no escritório, tudo voltado para se obter o melhor resultado o possível para aquela finalidade.

Separamos alguns dos entregáveis mais comuns obtidos a partir do levantamento aéreo realizado com Drones:

  • Ortofoto, Ortomosaico ou Orto Mapa

Topografia em Curitiba
Ortofoto de propriedade levantada pela LuftPlan

Nesse produto as imagens capturadas pelo Drone são corrigidas ortogonalmente (é eliminada a distorção de inclinação das coisas, como geralmente vemos no Google Earth, onde é possível vermos, por exemplo, as faces de um edifício com aquele aspecto angulado). Ele é o resultado do pós-processamento onde ocorre a união das centenas de imagens coletadas para criar um mapa altamente preciso, nele cada píxel contém geo informação 2D (X, Y) e se pode extrair medições precisas nesses dois eixos. Formatos de arquivo padrão: geoTIFF (.tiff), .jpg, .png, Google tiles (.kml)


 
  • Nuvem de Pontos 3D (Point Cloud)

projeto, topografia, agrimensor, BIM, CAD engenharia
Nuvem de pontos ou Point Cloud gerado pela equeipe da LuftPlan

A Nuvem de Pontos 3D pode ser gerada a partir do mapeamento com Drone, nesse produto cada ponto contém informações geo espaciais em 3D (3 dimensões. X, Y e Z) Além das informações de cor (RGB). A Nuvem de pontos (point cloud) oferece informações com precisão sem igual, propiciando a extração dos mais diversos tipos de medições de distâncias (oblíquas, horizontais e verticais), áreas e volumes.


Formatos de arquivo padrão: .las, .laz, .ply, .xyz


 
  • Modelo Digital de Superfície (MDS)

modelo digital de superfície, mapeamento drone, topografia drone
Modelo Digital de Superfície - MDS

O Modelo digital de superfície (MDS) compreende a superfície do solo, vegetação e objetos feitos pelo homem. O MDS demonstra as características naturais e artificiais na superfície da Terra e pode ser útil para planejamento e modelagem de paisagem, planejamento urbano, aplicações de visualização e muito mais.

Nesses entregáveis cada píxel contém informações 2D (X, Y) e também a altitude (Z) expressa em sua coloração.


Formatos de arquivo padrão: GeoTiff (.tif), .xyz, .las, .laz


 
  • Modelo Digital de Terreno (MDT)

Modelo digital de terreno, topografia, agrimensura, CAD, BIM
Modelo Digital de Terreno - MDT

O Modelo digital de terreno é obtido após a filtragem de objetos, realizado no pós-processamento. Esse processo visa remover objetos tais como construções, vegetação, torres, postes, etc. Visando exibir exclusivamente a representação do terreno. No DTM cada pixel também contém informações 2D (X, Y) e a altitude (z) expressa em sua coloração.


Formatos de arquivo padrão: GeoTiff (.tif)


 
  • Malha 3D (ou Malha Texturizada 3D)

projeto terraplanagem
Modelo de terreno em 3D com curvas de nível desenvolvidos pela equipe técnica da LuftPlan

A Malha 3D contém a representação de todos os vértices, arestas, bordas, faces e texturas da área capturada pelo Drone. Esse tipo de produto é útil para Projetos, Modelagem 3D, Renderizações, Inspeções, Imersões e captura de realidade.


Formatos de arquivo padrão: .ply, .fbx, .dxf, .obj, .pdf


 
  • Curvas de Nível

medição de volume, cálculo volumétrico, volumetria
Curvas de nível e MDT em 3D desenvolvidos pela equipe técnica da LuftPlan

Normalmente as curvas de nível são obtidas a partir do modelo digital do terreno (MDT), possuem intervalos de níveis personalizáveis sendo utilizadas para diversos fins, um dos mais comuns é a geração de mapas ou plantas de curvas de nível, dando uma melhor compreensão da superfície da área de interesse, mapeada pelo Drone.


Formatos de arquivo padrão: .shp, .dxf, .pdf


 

Quão preciso é o mapeamento com Drone?


Essa é uma dúvida muito comum, e desperta receio nos clientes, e até mesmo nos profissionais da “velha guarda”, normalmente mais céticos e temerosos com o incremento da tecnologia.

Atualmente os Drones são a ponta da tecnologia na obtenção de dados no levantamento, possuem dezenas de sensores, GPS, GNSS, Bússola, acelerômetro, infravermelho, Gimbal e uma infinidade de tecnologia embarcada que o tornam uma ferramenta de trabalho poderosíssima.


O Drone por si só, é capaz de fornecer precisões centimétricas, graças aos seus sensores e toda essa tecnologia já citada, mas em poucos casos, dependendo do projeto ou do produto que se quer obter com esse levantamento, a precisão centimétrica não é suficiente e essa acurácia precisa aumentar para a casa dos milímetros.

Para isso, integra-se a obtenção de dados por Drone com o mapeamento aéreo, juntamente com um aumento de pontos de controle estabelecido em solo.

Esses pontos de controle são cuidadosamente planejados no plano de execução em campo e visão cobrir pontos distribuídos por toda a área de interesse.

No dia do levantamento em campo, o profissional, além de realizar a captura dos dados com o Drone, também realiza o levantamento preciso desses pontos de controle em solo com equipamentos como o GPS RTK.

Com os dados coletados pelo Drone e as informações do RTK em mãos, o primeiro passo do pós-processamento será cruzar esses dados, e gerar uma cadeia de coordenadas entre eles, a partir disso se obtém uma precisão inigualável e os produtos gerados seguirão com a mesma acurácia.

projetos topografia curitiba


Posts recentes

Ver tudo

Comments


topografia terreno e imóveis urbanos e rurais
levantamento drone propriedades urbanas e rurais
inspeção e vistorias com drone
calculo de volumes drone
acompanhamento de obra
bottom of page